Perguntas Mais Frequentes

Qual é o custo do orçamento de recuperação de dados?

Uma das perguntas mais frequentes é o valor. A análise e diagnóstico do disco não implicam qualquer custo. Cobraremos apenas se recuperarmos os seus dados com sucesso. O nosso objetivo é atender às suas necessidades e recuperar as suas informações valiosas. Embora o uso de ferramentas especializadas, componentes e trabalho especializado envolva custos elevados, estamos empenhados em manter os preços o mais baixos possível.

Posso fazer eu a recuperação da informação (DIY)?

Nunca recomendamos que os utilizadores tentem recuperar os dados por conta própria (DIY – Do It Yourself), pois quando procuram a ajuda de profissionais, pode ser tarde demais.

Existem vários mitos que afirmam que colocar o disco no congelador do frigorífico ou dar-lhe algumas pancadas no ângulo certo podem ajudar, mas está comprovado que isso pode piorar ainda mais o estado do dispositivo. Além disso, existem inúmeros ‘softwares’ de recuperação de dados disponíveis na Internet, alguns gratuitos.

No entanto, é importante salientar que discos com problemas físicos sujeitos a horas ou dias de tentativas de recuperação com esse tipo de soluções podem causar danos adicionais às cabeças de leitura, ou gerar mais setores defeituosos, tornando a recuperação dos dados inviável. Possuímos ‘hardware’ especializado para a recuperação de dados de discos com problemas físicos, sem agravar o estado do dispositivo.

Quanto tempo levará o processo de recuperação?

O tempo necessário para a recuperação depende do tipo de falha. Pode variar desde 24 horas até algumas semanas. Um possível atraso no processo pode ocorrer, por exemplo, se forem necessárias peças de um disco doador compatível. Há outros elementos a serem levados em consideração, não se restringindo apenas à correspondência da marca ou modelo. Já concluímos com sucesso casos de recuperação em menos de 24 horas.

É sempre possível recuperar os dados?

Outra das perguntas mais frequentes é se conseguimos recuperar os dados. A recuperação dos dados pode ser afetada pelo problema do TRIM nos SSD. Nas situações em que ocorrem falhas lógicas, como formatação ou eliminação de dados, a taxa de recuperação varia entre 85% e 100%. No entanto, é importante destacar que a ativação do TRIM pode ter um impacto significativo nessa taxa.

O TRIM é uma função incorporada nos SSDs para aprimorar o desempenho e a durabilidade do dispositivo. Ele permite que o sistema operacional identifique quais blocos de dados estão livres para serem apagados e reutilizados. Dessa forma, quando ocorre uma exclusão de dados num SSD com TRIM habilitado, os blocos correspondentes podem ser prontamente apagados e tornados inacessíveis.

Dessa forma, nos casos de falhas lógicas em SSDs com TRIM ativado, a recuperação dos dados pode ser mais desafiadora. A taxa de recuperação pode sofrer uma redução significativa, uma vez que os dados marcados para exclusão pelo TRIM podem não estar mais disponíveis para recuperação. Portanto, é fundamental contar com um serviço profissional de recuperação de dados que possua o conhecimento e o domínio necessários para lidar com as peculiaridades dos SSDs e do TRIM.

Por outro lado, em casos de falhas físicas, como danos nos pratos do disco, a recuperação dos dados geralmente é considerada impossível (pelo menos na sua totalidade).. Essas falhas exigem intervenções mais avançadas e podem requerer a substituição de componentes ou o uso de técnicas especializadas. É importante ressaltar que a recuperação de dados de falhas físicas em SSDs pode ser extremamente desafiadora e, em alguns casos, pode não ser viável.